Team building: Reflorestar Portugal

O programa Reflorestar Portugal proporciona um conjunto de acções, relacionadas com a reflorestação, no qual os participantes se envolvem na valorização e restauro de áreas ecologicamente degradadas (vitimas de incêndio), que visam a restituição da floresta nativa.

Conceito

Este programa inclui a realização das seguintes acções: plantação de novas árvores, o controle de espécies infestantes, a manutenção das plantas plantadas, através de técnicas de poda, e a protecção contra incêndios. O grande objectivo é a restituição da floresta nativa e a sustentabilidade da biodiversidade das espécies vegetais autóctones.

Público-Alvo

Possível de realizar para grupos empresariais de diferentes culturas, idades e níveis académico. Sugerido para grupos entre 10 a  120 pax.

Objectivos Específicos da Acção

(podem ser personalizados às necessidades do cliente)

→ Contribuir para o bom relacionamento interpessoal entre os elementos da equipa e entre equipas;

→ Sensibilizar para a responsabilidade social e ambiental de todos contribuirmos para atenuar a catástrofe dos incêndios de 2017, reflorestando com os espaços mais carenciados.

→ Dotar os participantes de conhecimentos básicos sobre como plantar uma árvore e promover essa mesma experiência.

Locais

Poderão existir outros locais, mas procuremos responder à necessidade de reflorestal os espaços mais carenciados após os grandes incêndios de 2017 (centro e norte do país).

Mata da Senhora do Castelo

Monte da Senhora do Castelo localizado a cerca de 3 Km da vila de Vouzela a aproximadamente 520 m de altitude, destaca-se no contexto natural deste concelho, representando para a população de Vouzela uma verdadeira relíquia e sem dúvida uma mais valia do ponto de vista turístico.

Este local foi fortemente afectado pelo incêndio, no dia 15 de Outubro de 2017, ficando cerca de 85% do concelho de Vouzela completamente queimado.

Valores

Envie a informação sobre o que pretende que responderemos com a máxima brevidade ou contactaremos para recolher mais detalhes.

Reservas e Informações

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Programa (obrigatório)

O seu telefone (opcional)

A sua mensagem


Duração Prevista

3h00

Dinâmica da Acção

Iniciamos a acção com um briefing que fará o enquadramento da área onde actuamos e orientará os participantes para as tarefas que irão executar.

Faremos pequenas equipas de trabalho e a distribuição dos equipamentos de trabalho e protecção individual: Enxada, Luvas, Botas de borracha.

Após uma breve caminhada até ao local da reflorestação os técnicos apresentam as várias espécies de árvores que serão plantadas bem como a demonstração prática das etapas e tarefas associadas à plantação de árvores: Arar previamente o terreno, abrir o buraco respeitando a dimensão e formato aconselhado, desinfectá-lo, colocar adubo, colocar a raiz da árvore na respectiva cova de forma gentil, posicionar correctamente a árvore, tapar e calcar a mesma, colocar estacas de apoio e a protecção à volta da árvore para a proteger dos animais selvagens nos primeiros tempos.

Os terrenos já terão as marcações previamente realizadas indicando que árvore deve aí ser colocada.

As espécies de árvores que serão plantadas (dependendo do local seleccionado) serão as seguintes: Carvalho, Bétula, Faia, Acer e Sobreiro.

Os técnicos no local disponibilizarão os restantes materiais de apoio e ajudarão os participantes a cumprirem correctamente as suas tarefas.

Outras acções como a poda de árvores existentes ou o retirar de espécies infestantes são tarefas igualmente realizáveis ao longo desta acção.o final poderemos olhar com orgulho a área reflorestada pelo nosso grupo (que terá a manutenção assegurada pelos locais para se desenvolver).

Fazemos a gestão integrada do seu evento.