Formação Experiencial Equinócio - Survive the Wild

Team building: Survive the Wild

Esta acção tem por base o Bushcraft: Engloba todo um conjunto de técnicas e capacidades de sobrevivência.

Conceito

Esta acção tem por base o Bushcraft: Engloba todo um conjunto de técnicas e capacidades de sobrevivência, adaptação e acção sobre o meio natural que já fizeram parte do passado e tradição humana em várias culturas, mas tem vindo a cair no esquecimento, quer por falta da sua prática, quer por serem consideradas por alguns como ultrapassadas e desnecessárias. Falamos de coisas tão simples como saber acender um fogo sem fósforos ou isqueiros, saber construir um abrigo, uma jangada ou uma cesta com fibras naturais.

O ambiente de montanha do local escolhido oferece-nos o enquadramento e envolvente perfeita para a realização desta acção.

Público-Alvo

Grupos empresariais com espírito de aventura e que procurem um team-building com características diferentes dos habituais. Aconselhado para grupos entre 6 a 45 participantes. (versões mais curtas já realizadas para dimensão de 150 participantes).

Objectivos Específicos da Acção

(podem ser personalizados às necessidades do cliente)

→ Adaptação ao novo e à mudança;

→ Promoção do Alargamento do Campo de Visão para fora do local de trabalho, através do entendimento dos objectivos, prioridades e necessidades de cada;

→ Reforço da Identidade Organizacional e da Cultura da Empresa;

→ Contribuir para o bom Relacionamento Interpessoal entre os elementos da equipa;

→ Novas experiências num convívio directo com a natureza;

→ Consolidação do Espírito de Equipa através de uma estratégia “Win-Win” assente na Cooperação e no Compromisso.

Locais

Condições para efectuar em outros locais: Apenas efectuar levantamento do local, que poderá ter algum impacto no valor da acção.

Sugestão de local: Serra da Arrábida / Mafra / Serra da Estrela

→ A Serra da Arrábida é uma elevação situada na margem norte do estuário do Rio Sado, na Península de Setúbal, Portugal, com o ponto mais alto a 501 metros de altitude e características peculiares de clima e flora. O seu clima é temperado mediterrânico, apresentando uma flora rica em espécies mediterrânicas, tais como a azinheira, sobreiro, carvalho.

Mafra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e sub-região da Grande Lisboa, com cerca de 11 300 habitantes.A actual diversidade de recursos naturais, arquitectónicos e arqueológicos dispersos pelas 17 freguesias do Concelho de Mafra resulta de um longo passado sucessivamente ocupado por diferentes povos, que foram deixando as suas marcas na paisagem.

→ A Serra da Estrela é um local de fenómenos geológicos, naturais e climatéricos únicos, a Serra da Estrela é muito mais do que imaginamos. É o ponto de encontro da fauna, da flora e da geologia, a 2.000 metros de altitude, numa comunhão perfeita com a natureza. Lagoas de água límpida, pedras descomunais com formas de animais e plantas curativas únicas partilham o seu flanco imponente. O ar puro que aqui se respira refresca a alma e trata da saúde (donde o nome das “Penhas da saúde”).

Valores

Envie a informação sobre o que pretende que responderemos com a máxima brevidade ou contactaremos para recolher mais detalhes.

Reservas e Informações

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Programa (obrigatório)

O seu telefone (opcional)

A sua mensagem


Duração Prevista

2h30 a 3h30 (facilmente pode ter uma versão mais reduzida de 1h30)

Dinâmica da Acção

A actividade começa com uma rápida apresentação do conceito de Bushcraft e explicação dos métodos e mecanismos de sobrevivência.
Serão apresentados alguns desafios que porão à prova a sua capacidade de sobrevivência:

→ Fazer fogo;
→ Construir um abrigo;
→ Identificar plantas comestíveis;
→ Transportar um ferido;
→ Cozinha de mato (só para pequenos grupos).

O grupo efectuará uma pequena caminhada, maior ou menor dependendo do local utilizado, até ao local em torno do qual a acção decorrerá.

As equipas são formadas e equipadas com o seu kit de sobrevivência, uma mochila com:
→ Faca de mato; Fire-Steel; Recipiente Inox; Cantil; Bandana; Sisal.

Os desafios apresentados envolvem várias tarefas que por sua vez exigem alguns conhecimentos, desta forma as equipas serão divididas de forma a receberem formação específica para a realização de cada uma das tarefas.

É essencial a compreensão de um conjunto de princípios e, idealmente, o domínio de algumas técnicas!

A formação será dada por monitores que posteriormente acompanharão as equipas na realização das tarefas.

Fazemos a gestão integrada do seu evento.